
A Abragames (Associação Brasileira das Desenvolvedoras de Jogos Eletrônicos) divulgou detalhes sobre os critérios para participar do Pitch Arena, concurso que selecionará cinco estúdios indies brasileiros para apresentar seu jogo no palco da Gamescom Latam 2025.
Os critérios são os seguintes:
Tanto a modalidade tradicional do Pitch@gamescom latam quanto o Abragmes Pitch Arena serão coordenadas pelo expert da indústria Jason Della Rocca, além de um júri formado por importantes nomes do setor de games, incluindo renomados investidores e publishers.
As inscrições para ambas as competições já estão abertas e poderão ser realizadas até 11 de abril por meio deste formulário. Será aceita a inscrição de apenas um projeto – Brasileiros têm a opção de se inscrever em ambas as modalidades, mas só poderão ser selecionados para uma delas. Pelo menos cinco estúdios apresentarão seus projetos por cinco minutos nos palcos da gamescom latam e/ou no Abragames Pitch Arena.
Os projetos serão avaliados com base em descrição e vídeo enviados pelos estúdios. Por isso, é essencial que o material de apresentação destaque as principais mecânicas do jogo, além de mostrar os seus diferenciais e impactos. Os finalistas serão anunciados no dia 17 de abril.
O vencedor do Abragames Pitch Arena receberá um ingresso para a GDC 2026. Já o premiado no Pitch@gamescom latam ganhará uma cortesia VIP Business Pass para a gamescom latam 2026.
Jason Della Rocca coordenará Pitch Arena na Gamescom Latam 2025 – Foto: Divulgação/Abragames
O objetivo do pitch será alcançar um acordo de publicação de investidores ou publishers, e para isso é fundamental que o game seja original. Ferramentas digitais, tecnologias, serviço e outros tipos de produtos não serão aceitos nessa iniciativa.
“Apoiar iniciativas que possibilitem a participação de estúdios brasileiros em eventos com publishers e investidores é fundamental para fortalecer a indústria nacional de games. Esses espaços para pitches de apresentação abrem portas para oportunidades comerciais e colocam o talento e a criatividade dos nossos desenvolvedores no radar global. Temos como objetivo principal impulsionar a internacionalização e o crescimento do setor por meio da geração de novos negócios”, destaca Rodrigo Terra, presidente da Abragames.
Para aquecer a participação dos estúdios na gamescom, o Projeto Brazil Games realiza o evento WARM UP!, que tem como objetivo preparar desenvolvedores jovens, assim como os estúdios independentes, para as apresentações realizadas a investidores e publishers. A iniciativa tem como foco os Pitches da gamescom latam e de outros eventos realizados internacionalmente, e contará com uma série de três webinars WARM UP! oferecidos gratuitamente, de forma online, ao público interessado.
O primeiro webinar, especialmente voltado para quem busca melhorar sua capacidade de apresentar projetos, acontece no dia 24 de fevereiro e trará uma conversa com Jason Della Rocca, empresário e especialista da indústria de games, que vai abordar as melhores práticas e táticas para preparar um pitch em reuniões de negócios locais e internacionais, como a GDC, que acontecerá em São Francisco/ EUA, em março, e a gamescom da Alemanha, que acontecerá em Colônia, em agosto.
Os interessados já podem se inscrever clicando aqui. Mais detalhes sobre os dois outros webinars, programados para 11 de março e 8 de abril, serão divulgados nos canais oficiais da Abragames, Brazil Games e gamescom latam.
Gamescom Latam é um dos maiores eventos de games no Brasil – Imagem: Gamescom Latam
Para mais notícias sobre a Gamescom Latam, acompanhe o portal ND Games.