Se você gosta de cultura japonesa que nem eu, se prepare: O Imin Matsuri tá chegando! Em sua quinta edição, o evento cultural organizado junto à Nipo Cultura será realizado no dia 15/06/2024 dentro do CEART Aberto na UDESC (Florianópolis), e oferece atrações totalmente gratuitas das 10h às 17h.
O tema desse ano é a imigração japonesa em Santa Catarina, uma história que começou lá em 1908. Os japoneses que muitas vezes já moravam em estados como São Paulo e Paraná acabaram vindo para Santa Catarina principalmente nos anos 50 e se dedicaram à agricultura. Eles plantaram de tudo: nectarina, maçã Fuji, alho Chonan, pera japonesa e até o famoso cogumelo shiitake (que fica uma delícia com shoyu!).
E olha que interessante: Florianópolis tem uma história pioneira com os japoneses, desde 1803! Foi nesse ano que os primeiros japoneses passaram por aqui, muito antes de haver uma imigração propriamente dita – mas esse assunto fica para outro dia.
Dentre os muitos japoneses que vieram para Santa Catarina, damos um destaque especial para Sr. Noboru Oda, que trouxe a pesca de cerco para Florianópolis. Se você já comeu alguma tainha na ilha da magia, pode agradecer ao Sr. Oda, já que normalmente é dessa forma que o icônico pescado é trazido do mar. Inclusive, há uma matéria completa sobre a vida do Sr. Oda e como ensinou os pescadores da Armação no portal ND Mais. Se é fã de leitura e história, às 13h haverá o lançamento do livro infantil “DITIAN NOBORU ODA – VOVÔ DINHO”, escrito por Mary Cunha e ilustrado pela Ana Tuyama, que conta a história do pescador através da sua neta, a Nereide Oda. Imperdível, né?
Não vão faltar coisas para fazer no Imin Matsuri: Apresentações, oficinas, comidas japonesas deliciosas, uma feira de artesanato incrível e até produtos orientais nesse dia cheio de cultura e diversão. Também haverão oficinas diversas para você se inscrever na hora, e até mesmo jogos de tabuleiro de madeira! Se gosta de animes, é claro que vai ser um prato cheio, já que além de bate papos sobre animes, o evento terá desfile cosplay (já prepara sua roupa pra participar!).
O instagram do CEART Aberto já publicou a programação, que pode ser vista nas imagens abaixo.
O espaço Mottainai une cultura japonesa com muita solidariedade. Essa palavra representa um sentimento profundo de pesar pelo desperdício, e tendo isso em mente, é criado um espaço super legal onde diversos objetos doados serão vendidos para que possam ter uma nova vida. A melhor parte é que todas as vendas feitas no espaço Mottainai serão destinadas para o PIX do Festival do Japão RS, que está ajudando os necessitados lá do Rio Grande do Sul.
Já marque o dia 15/06 na agenda! Desfrute de apresentações culturais, deguste deliciosas iguarias da gastronomia japonesa, e mergulhe em uma atmosfera de arte, artesanato e produtos orientais. Para mais informações, visite o site do CEART Aberto e junte-se a nós neste dia especial. またね!