Descubra 10 curiosidades sobre a franquia GTA

Descubra curiosidades fascinantes sobre a icônica franquia Grand Theft Auto (GTA), desde seu início em 1997 até os rumores sobre o aguardado GTA VI

Com seu primeiro jogo lançado em 1997, a franquia Grand Theft Auto – ou GTA – é não apenas uma das mais conhecidas da história dos videogames, mas também uma das mais rentáveis. Com mundo aberto, ambientes realistas e imersivos, personagens carismáticos e muita interação, GTA foi um dos precursores do gênero de Sandbox, onde você possui um mundo aberto e pode transitar livremente entre locais, fazendo missões e progredindo conforme desejar.

A desenvolvedora Rockstar (que também produziu jogos como Read Dead Redemption e LA Noire) anunciou GTA VI em um trailer lançado em dezembro de 2023, e por aqui já estamos contando os dias para poder jogar. Pra dar um gostinho, vamos explorar 10 curiosidades sobre a franquia!

1- Criado por David Jones e Mike Dailly, o primeiro GTA surgiu a partir da ideia de um simulador de mundo aberto de Policiais versus Bandidos chamado Race ‘N’ Chase. Quando a Rockstar North começou seu desenvolvimento, era possível jogar tanto com bandidos ou como policiais (bem diferente do que temos!). A equipe de testes acabou achando o jogo um pouco vazio e perceberam que era mais divertido para os jogadores fugir dos policiais do que perseguir bandidos, e por conta disso jogar como policiais foi cortado do desenvolvimento, mudando o foco do jogo.

gta race n chase

Conceito inicial de Race ‘N’ Chase (Foto: Divulgação)

2- Mundo aberto com mapas enormes já é uma característica da franquia, e cada jogo se passa em uma cidade diferente, com jogadores podendo explorar cada canto livremente. Enquanto GTA III e IV passam em Liberty City, e GTA: San Andreas e GTA: Vice City se passam nas cidades que titulam os jogos, todas essas três cidades eram fases dentro do primeiro GTA – mas é claro, em dimensões muito menores que nos jogos posteriores.

gta 1 maps grand theft auto

Mapas de Vice City, San Andreas e Liverty City em GTA 1 (Foto: Divulgação)

3- Quem não adora ouvir música enquanto dirige? Uma das coisas mais divertidas de GTA é explorar as diversas estações de rádio no carro, que incluem centenas de trilhas sonoras originais, programas de rádio e músicas licenciadas de artistas como Ozzy Osborne, David Bowie, Kiss e Public Enemy. Essa aplicação genial foi adicionada já em GTA II, e foi um sucesso tão grande que nunca foi tirado da franquia. Minha estação preferida é a Radio X em San Andreas, conta pra gente nos comentários qual você mais ouve enquanto joga!

gta san andreas radio

Nada como ouvir uma musiquinha no meio de uma perseguição (Foto: Divulgação)

4- Sabia que GTA II tem um filme de live action? Como o game foi lançado em 1999, os gráficos das cutscenes não eram muito avançados, e era comum que as desenvolvedoras gravassem cenas e filmes promocionais. Isso ocasionou na Rockstar produzir um curta metragem de 8 minutos que aumentou a popularidade do jogo. O curta foi escrito pelo veterano Dan Houser, que já trabalhou em quase todos os jogos de GTA, L.A. Noire e Red Dead Redemption. Em sua trama, o protagonista Claude Speed mostra como é seu dia normal em GTA, brigando com gangues e escapando depois, ouvindo músicas, e sobrevivendo às estrelinhas. Assista no vídeo abaixo:

5- Quando falamos que é uma franquia rentável, não estavamos exagerando. GTA V foi produzido com 270 milhões de dólares em 2013, sendo na época o jogo mais caro já feito. Em compensação, foram vendidas mais de 160 milhões de cópias, sendo o segundo jogo mais vendido da história dos videogames – perdendo apenas para Minecraft.

gta V michael money

Não tá faltando grana, hein Michael (Foto: Divulgação)

6- O tamanho do mapa, quantidade de interações com personagens secundários e possibilidade de jogar com três personagens principais deu trabalho para os escritores de GTA V. Com mais de 1.60.000 linhas de diálogo, o script do jogo tem mais de 3500 páginas, quase o dobro de GTA IV.

gta 4 script

Comparação entre o script de San Andreas com o de GTA IV (Foto: Divulgação)

7- O ator que interpreta Franklin em GTA V, Shawn Forteno, é primo de Young Maylay, ator de ninguém menos que C. J., protagonista de GTA: San Andreas. Lançado quase uma década antes de GTA V, ambos os jogos se passam na cidade de Los Santos – que representa Los Angeles – e os dois atores também são rappers na vida real. 

GTA shawn forteno young maylay

CJ e Franklin junto de Young Maylay e Shawn Forteno (Foto: @JustMeRyder no Twitter)

8- Para garantir a autenticidade dos personagens e diálogos, membros de gangues reais foram contratados para auxiliar na criação de GTA V. Além de interpretarem personagens no jogo, também auxiliaram no roteiro, quase como uma consultoria, para garantir que havia uma autenticidade e realismo no projeto.

gta v marabunta grande gang

A gangue Marabunta Grande de GTA V foi baseada na MS-13, uma organização criminosa real (Foto: Divulgação)

9- Os advogados da Rockstar também passam trabalho. A empresa recebeu dezenas de processos relacionados aos games GTA de pessoas do mundo todo, resultando em mais de 1 bilhão de dólares. Atores como Lindsay Lohan e Karen Gravano tentaram processar a empresa alegando que criaram personagens e artes baseadas na aparência das atrizes, e mais recentemente o “Coringa da Flórida” vem tentando fazer o mesmo. Os três processos foram arquivados.

GTA Lindsay Lohan

O pôster de GTA V ficou mesmo parecido com a Lindsay Lohan (Foto: ComboInfinito)

10- GTA VI traz uma inovação: é dito que o novo jogo terá dois protagonistas jogáveis, Jason e Lucia, trazendo a primeira protagonista mulher da franquia. Ainda não se sabe muito a respeito de detalhes, mas estamos aguardando ansiosamente pelo lançamento de GTA VI.

gta 6 jason lucia

Os novos protagonistas Jason e Lucia em GTA VI (Foto: Divulgação)

Já sabia dessas curiosidades ou tem alguma outra informação interessante sobre GTA? Conta pra gente e já aproveita para deixar seu like e acompanhar as redes sociais da ND Games!

+ Notícias

Sigam nossos canais

  • YouTube
  • Instagram
  • X
  • LinkedIn
  • contato@ndgames.com.br
Voltar ao ND+