Dia da toalha: Celebre o orgulho nerd com o game The Hitchhiker’s Guide to the Galaxy de 1984
Dia da toalha: Celebre o orgulho nerd com o game The Hitchhiker’s Guide to the Galaxy de 1984

Dia da toalha: Celebre o orgulho nerd com o game The Hitchhiker’s Guide to the Galaxy de 1984

Celebre o Dia da Toalha jogando gratuitamente o clássico jogo de aventura The Hitchhiker's Guide to the Galaxy, de 1984!

Em homenagem ao aniversário de Douglas Adams, o autor da série de livros conhecida em português como O Guia do Mochileiro das Galáxias, celebramos o dia da toalha (ou dia do orgulho nerd) em 25 de março – hoje mesmo! Mas além de sua obra literária (que, como gosta de chamar, “uma trilogia de quatro livros que por acaso tem cinco”), que tal conhecer um jogo baseado na saga mais cômica do universo e jogá-lo gratuitamente?

O ano era 1984 quando os fãs de O Guia do Mochileiro das Galáxias foram presenteados com uma aventura intergaláctica em forma de jogo de computador. Desenvolvido pela Infocom, conhecida por seus jogos de aventura de texto, o jogo The Hitchhiker’s Guide to the Galaxy agradou muito os jogadores com sua mistura única de humor inteligente e desafios criativos.

Se ficou curioso para jogar mas não possui um DOS, não entre em pânico! Em comemoração aos 30 anos de lançamento, a BBC criou uma versão especial do jogo que pode ser acessada gratuitamente por aqui e jogada no seu próprio browser de internet!

The Hitchhiker's Guide to the Galaxy video game 1984

Capa de “The Hitchhiker’s Guide to the Galaxy”, de 1984 (Imagem: Divulgação)

Enredo

No jogo, assumimos o papel de Arthur Dent, o protagonista da série, que se vê repentinamente desalojado da Terra momentos antes de sua destruição para dar lugar a uma autoestrada intergaláctica. Com a ajuda de seu amigo alienígena Ford Prefect e do icônico Guia do Mochileiro das Galáxias, uma enciclopédia intergaláctica confusa, engraçada e, bem, bastante útil, Arthur embarca em uma jornada através do cosmos para descobrir o sentido da vida, do universo e de tudo mais (já sabemos que é 42).

O jogo é repleto de desafios e quebra-cabeças, que variam desde encontrar uma toalha (um item indispensável para todo mochileiro das galáxias) até lidar com burocratas alienígenas e salvar a galáxia de uma terrível ameaça. O humor peculiar de Douglas Adams, o criador da série, permeia todo o jogo, tornando cada interação e descrição uma fonte de risadas para os jogadores.

Jogabilidade em texto

A jogabilidade do jogo é baseada em texto, o que significa que os jogadores interagem com o mundo do jogo através de comandos de texto simples. Eles digitam ações que desejam realizar e o jogo responde com descrições detalhadas do que acontece em seguida. Essa abordagem minimalista à interface do usuário permite que os jogadores usem sua imaginação para visualizar o mundo do jogo, tornando a experiência ainda mais envolvente. Considerando que o jogo é baseado numa saga de livros, é bem pertinente que nós, jogadores, também estejamos escrevendo nossa jornada.

The Hitchhiker's Guide to the Galaxy video game 1984

É preciso utilizar comandos de texto para descobrir como resolver os problemas do jogo (Foto: BBC / ND Games)

Legado

Assim como a obra literária, The Hitchhiker’s Guide to the Galaxy foi um marco na história dos jogos de aventura textuais e inspirou uma legião de fãs ao longo dos anos. Sua mistura única de humor, inteligência e desafio estabeleceu um padrão para jogos de aventura baseados em texto, influenciando muitos títulos que vieram depois. Além disso, o jogo também ajudou a popularizar a série O Guia do Mochileiro das Galáxias fora do mundo literário, introduzindo-a a uma nova geração de fãs.

Seja você um fã da série de livros ou apenas um entusiasta de jogos de aventura, este clássico atemporal vale à pena ser testado. Não esqueça de levar sua toalha para ajudar a enfrentar seu desafios, compartilhe a publicação com seus amigos e amigas, e feliz dia do orgulho nerd para todos!

+ Notícias

Sigam nossos canais

  • YouTube
  • Instagram
  • X
  • LinkedIn
  • contato@ndgames.com.br
Voltar ao ND+