Cícera olhando o horizonte debaixo de uma árvore no sertão em ARIDA Backland's Awakening.
Cícera olhando o horizonte debaixo de uma árvore no sertão em ARIDA Backland's Awakening.

ARIDA: Backland’s Awakening – Sobrevivência e aventura no sertão brasileiro

ARIDA: Backland's Awakening é um jogo de sobrevivência e aventura ambientado no sertão nordestino de 1895, Viva essa jornada com Cícera!

ARIDA: Backland’s Awakening –  A Jornada de Cícera

Essa análise vem cercada de alguns elementos, entre eles uma correção de um erro cometido por mim, já que o jogo ARIDA: Backland’s Awakening foi mencionado na matéria do Dia Internacional das Mulheres, mas de maneira superficial e errônea e esta obra merece algo corrigido e aprofundado.

Dito isto e já avisando que não haverá spoilers, vamos ao que interessa:

Sobre o que é o jogo?

ARIDA: Backland’s Awakening se passa em 1895, no sertão e em um período onde a seca foi muito mais forte que o comum, obrigando a mudança da vida cotidiana. Cícera é a protagonista desse jogo, uma menina de 13 anos vivendo com seu avô Tião e aprendendo com a comunidade, se preparando para um dia explorar o sertão e reencontrar seus pais.

Imagem do Jogo ARIDA em que aparece o Vô Tião na frente da sua casa, sentado em um banquinho e sorrindo.

Tião é umas das figuras carismáticas do jogo.

Após uma apertada seca Tião e Cícera decidem se mudar e esse é o centro dessa aventura.

Imagem em tons sépia do sertão e uma rima no estilo de cordel.

Parte da história é contada em “poemas de cordel”.

O jogo também fala sobre Canudos, mas essa parte vou deixar pra vocês descobrirem, sem mais spoilers.

Jogabilidade

Assim que iniciei o jogo, me foi recomendado a utilização de um controle, lembro que a primeira vez que joguei foi com teclado e mouse por ter mais familiaridade, mas desta vez me permiti o conforto do controle. ARIDA possui várias configurações, tutoriais bem explicados (apesar do jogo se fazer entender perfeitamente) e possibilidade de conquistas, já que joguei através da Steam.

Modos de dificuldade do jogo Arida Backland's Awakening.

Dificuldades: Aventureira, Sobrevivente e Destemida.

A movimentação é fluida e explorar os cenários é simples e acolhedor, os gráficos são básicos buscando mais o “cartunesco“, mas sem deixar de expressar detalhes da cultura do sertão como a vegetação, as construções, o terreno e os itens.

Cícera iniciando o jogo e o HUD mostrando questões de sobrevivência.

Sobrevivência e exploração de cenário se encaixam em uma história rica.

A sobrevivência…

Durante todo jogo você terá que prestar atenção a hidratação e alimentação de Cícera, em cada dificuldade, e até em determinada área do mapa, isso será mais intenso. Quando os níveis de sobrevivência baixam o jogo demonstra tanto na protagonista como na tela a necessidade exigida. E para conseguir enfrentar a seca, seu vô Tião e toda a comunidade te ensinam a buscar água embaixo das Caraibeiras, caçar e cozinhar.

Tela com mantimentos e preparações, descrevendo itens e ações possíveis.

Você terá um inventário para os itens e um menu para as preparações.

Com a ajuda da enxada e do facão você poderá adquirir muitos itens para as possíveis receitas, além de também ter que buscar materiais para sua fogueira e saber procurar outras maneiras de se hidratar quando as cacimbas não estiverem lá.

… e a Aventura.

ARIDA: Backland’s Awakening traz em sua aventura muita sabedoria, com histórias que se tornam pequenas missões em cada fase do jogo, desde o simples, mas muito importante, aprendizado sobre como coletar água, até questões de fé e auxílio para as pessoas que você conhecerá no caminho.

Mapa do jogo com detalhes como se fosse feito em papel, com legendas e ícones indicando itens importantes.

O mapa te ajudará na exploração do jogo.

A história ressignifica o sertão nordestino para aqueles que só o conhecem pelo estereótipo, trazendo uma profundidade social entre as personagens, mostrando uma boa diversidade de acontecimentos para um jogo independente e ainda apresentando parte da cultura através de itens colecionáveis.

Itens colecionáveis de Arida.

Cada item colecionável te ensinara um pouco da cultura do sertão.

Cícera

Cícera é uma garota de 13 anos tendo que lutar para realizar mudanças em sua vida em pleno ano de 1895, mas ela não está sozinha, conta com seu avô Tião e mais outras pessoas ilustres da sua comunidade. Mesmo com gráficos simples, o jogo consegue nos passar emoções durante toda a jornada, além da voz muito bem colocada de Layna Nascimento que interpreta a protagonista.

Sobre a Aoca Game Lab

Fundada em 2016, a Aoca Game Lab é uma empresa de Salvador, nordeste brasileiro. Através dos jogos eles criam IPs com narrativas históricas e tocantes, sugerindo novos caminhos para os padrões temáticos da indústria. O principal produto da empresa é o ARIDA.

Aqui um vídeo do Filipe, co-fundador da Aoca Game Lab:

ARIDA: Backland’s Awakening é uma obra que merece sua atenção e curiosidade, que apesar de curta, traz em sua essência um jogo de sobrevivência e aventura bem amarrado e com uma cultura rica, além do carinho de uma desenvolvedora brasileira que fez um belo jogo independente, nos fazendo explorar o sertão nordestino de 1895 através da doçura e coragem de Cícera.

Você pode encontrar ARIDA no PC via Steam, Microsoft Store, Nuuvem e Humble, ou ainda para Android e Apple.

Continue acompanhando as notícias dos seus jogos favoritos e também dos mais inusitados aqui na ND Games. Compartilhe essa notícia e aproveita a jornada de Cícera em ARIDA: Backland’s Awakening.

+ Reviews

Sigam nossos canais

  • YouTube
  • Instagram
  • X
  • LinkedIn
  • Tiktok
  • contato@ndgames.com.br
Voltar ao ND+