Entre segredos e paranóia: explorando o mundo de Conspirações RPG

Em um cenário permeado por sombras e segredos, onde a paranóia é tão palpável quanto a própria realidade, surge o jogo de RPG nacional Conspirações

Em um cenário permeado por sombras e segredos, onde a paranóia é tão palpável quanto a própria realidade, surge o jogo de RPG nacional Conspirações. Lançado em 2022 pela editora Luz Negra após um financiamento coletivo de sucesso, esse RPG de mesa minimalista mergulha os jogadores em um mundo de investigações sombrias e misteriosas, situado entre os anos de 1985 e 2001, marcando um período crucial da história mundial e brasileira.

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A verdade está lá fora? (Foto: Luz Negra)

Ambientação histórica

Não faltaram conflitos e guerras no período do jogo. Explicando sobre a base do cenário, é dito na página do Catarse da editora:

Pagers, orelhões de ficha, inflação galopante, queda do Muro de Berlim, redemocratização do Brasil e de outros países da américa do sul. Os anos 1990 foram um período icônico e contundente da história mundial e brasileira, uma década retratada em muitas das melhores séries investigativas e de mistério. Por este motivo, Conspirações RPG se passa entre a redemocratização brasileira (1985) e a queda das Torres Gêmeas (2001), dezesseis anos repletos de acontecimentos que podem dar o pontapé inicial à conspiração que será trazida à mesa de jogo.

No universo de Conspirações, diversas facções secretas competem pelo poder e influência, tramando nos bastidores para alcançar seus objetivos ocultos. Essas facções operam nas sombras, manipulando eventos e personagens-chave para alcançar seus objetivos, muitas vezes à custa da estabilidade e da segurança do mundo em que vivem.

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As décadas entre 80 e início dos 2000 foram cheias de conflitos (Foto: Luz Negra)

Entre as facções mais proeminentes estão os Illuminati, uma antiga sociedade secreta que busca dominar o mundo por meio de controle financeiro e político; os Templários, uma ordem militar dedicada a proteger relíquias sagradas e segredos antigos; e qualquer outra facção que busque desestabilizar o mundo em nome de seus mestres sombrios. Além dessas facções, existem também diversas conspirações menores e grupos clandestinos que operam nas sombras, cada um com seus próprios objetivos e agendas ocultas. Essas organizações muitas vezes se envolvem em atividades ilegais e imorais, manipulando governos, empresas e indivíduos para alcançar seus fins.

A estrutura do jogo e suas regras

O RPG (role playing game, ou jogo de interpretação de personagens) Conspirações apresenta uma estrutura narrativa minimalista, baseada no sistema “Destino Obscuro”, concebido por Stefano Pelletti, um dos autores do livro junto de Diego Bassinello. Os testes são feitos adicionando um dado de 6 faces (1d6) para cada item da ficha aplicável a cada circunstância apresentada em jogo, somando até 5 dados, e apenas o maior resultado é o que vale. A mecânica de Paranóia permite que o jogador adicione um dado extra, ao custo de receber um ponto de Paranóia caso esse seja o maior dado da pilha, o que traz consequências negativas ao seu personagem, que são roladas aleatoriamente em uma tabela. Essa mecânica acrescenta uma camada adicional de tensão, empurrando os personagens para o abismo da loucura conforme exploram o desconhecido.

Conspirações possui regras e ambientação muito bem descritas (Foto: Luz Negra Editora)

As regras são fáceis de aprender e lembrar, permitindo que os jogadores se concentrem na narrativa e na interação com o mundo do jogo. O sistema de resolução de ações é baseado em testes de habilidade, onde os jogadores lançam dados para determinar o resultado de suas ações, e por ser intuitivo é um ótimo sistema para quem nunca jogou RPG antes e gostaria de testar algo novo. Adicionado a isso, há diversas tabelas para criação de personagens, facilitando muito a agilidade e dando mais espaço para imaginação do que em sistemas com regras duras. A editora disponibiliza gratuitamente um gria rápido para criação de personagens e com regras básicas de Conspirações para dar um gostinho do que pode acontecer numa aventura do sistema, que pode ser baixado por aqui.

O livro básico de Conspirações contém todas as informações necessárias para começar a jogar, incluindo regras de jogo, descrições de cenário e detalhes sobre os diferentes aspectos do mundo na época, com manual de referências, almanaque dos anos 90, objetos comuns. O livro também inclui uma série de aventuras prontas para serem jogadas, proporcionando aos mestres uma maneira fácil de começar a narrar suas próprias histórias dentro do universo. Além do livro básico, Conspirações também oferece uma variedade de suplementos e expansões que ampliam ainda mais as possibilidades. Esses suplementos exploram diferentes aspectos do cenário, apresentando novos locais, personagens e tramas para os jogadores explorarem. Para facilitar a vida dos novos jogadores, o grupo Câmara Obscura RPG disponibilizou diversas campanhas e partidas em seu canal do youtube. Cheguei a participar de algumas como Traços de Sangue e me apaixonei pelo sistema (não deixe de verificar a classificação indicativa de cada uma).

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A ficha de personagem de Conspirações é simples e fácil de montar, mas tem todas as informações importantes (Foto: Luz Negra)

A jornada do investigador

No centro de tudo isso estão os personagens jogadores, que assumem o papel de agentes conspiradores da verdade, investigadores intrépidos ou incautos relutantes que se levantam contra as forças de alguma manifestação misteriosa. À medida que os jogadores exploram o mundo de Conspirações, se deparam com uma série de desafios e enigmas, desde intrigas políticas e conspirações empresariais até cultos ocultos e criaturas sobrenaturais. Sob inspiração de séries como Arquivo X e Millenium, os jogadores podem criar desde agentes governamentais, jornalistas investigativos ou simples cidadãos arrastados para o centro da trama, e cada escolha molda o destino dos personagens.

Investigarores, conspiradores ou incautos. Qualquer arquétipo pode ser explorado. (Foto: Luz Negra)

Há possibilidades muito amplas para personagens, locais e instituições a serem criadas e usadas na criação da sua ficha de jogo, conforme dito pela editora Luz Negra:

Seja como agente da Abin, da Polícia Federal, da Polícia Civil ou da recém-criada ANEP (Agência Nacional e Enfrentamento ao Paranormal), como conspiracionista com poucos recursos e uma van ou como uma incauta pessoa que passeia pela beira-mar quando uma luz começa a pairar sobre o oceano, o Brasil dos anos noventa é uma terra fértil onde germinar suas ideias conspiradoras. Da mesma forma, nada impede que seu jogo se passe no exterior, como agentes do FBI em decadência isolados no porão do prédio da sede em Washington, ou como um jovem jornalista de Roma que sabe que algo grande está acontecendo por trás dos muros do Vaticano.

Outro ponto forte do livro é a sua ênfase na narrativa colaborativa e na construção de histórias compartilhadas. Os jogadores são incentivados a contribuir ativamente para o desenvolvimento da trama, adicionando detalhes e elementos à medida que a história avança. O narrador do jogo permite que o jogador descreva como escapou de uma perseguição, por exemplo, ou que um segundo jogador diga o que eles enxergam quando correm afoitos até o beco virando a esquina. Isso cria uma experiência de jogo verdadeiramente imersiva e envolvente, onde todos os participantes têm a oportunidade de deixar sua marca criativa.

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Direção de arte magnífica, cada página merecia uma moldura (Foto: Luz Negra)

O livro e sua arte

Como colecionadora de diversos livros de RPG, posso afirmar que o material físico de Conspirações é dos mais bem feitos que já vi. Um material de qualidade enorme, com capa dura, papel pólen e ilustrações que imergem os leitores, mas o que mais impressiona é a direção de arte do livro. Feita por Diego Bassinello, vemos recortes históricos, páginas com diagramações únicas e tão belas que tenho vontade de emoldurar uma a uma como uma obra de arte, tudo num estilo muito particularmente ligado ao cerne do jogo. Com 100 páginas repletas de regras, contexto histórico e dicas para narradores, o livro é uma ferramenta completa para desvendar os mistérios ocultos da conspiração e uma bela peça para a coleção de qualquer jogador de RPG.

Conclusão:

Conspirações RPG é uma jornada rumo ao desconhecido, onde a verdade está entrelaçada com mentiras e segredos. Com sua abordagem minimalista e ambientação rica, este RPG nacional oferece uma experiência imersiva e envolvente para todos os amantes do mistério e da investigação. Criando um jeito muito único de montar personagens, escrever histórias e incentivar o grupo como um todo a montar um próprio universo sombrio e misterioso, é uma escolha perfeita para pessoas que gostam de jogos com foco em roleplay, que também irá agradar tando novos jogadores de RPG, quando veteranos que buscam sair da rotina de matar dragões em calabouços.

Pontos Positivos: Criação de personagens simples e compreensiva, regras minimalistas que incentivam o teatro da mente, temática diferente e com muito material para pesquisa, direção de arte belíssima

Pontos Negativos: Poucos, mas talvez mais personagens prontos para serem usados de exemplo tanto como vilões quanto heróis

Avaliação final: 5/5  ⭐⭐⭐⭐⭐

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