Capa de Space Chef
Capa de Space Chef

Space Chef aposta na mistura de gêneros e parece promissor

Confira o preview do ND Games do jogo Space Chef, desenvolvido pela Blue Goo Games e distribuído pela Kwalee.

Preview de Space Chef

O ND Games recebeu uma cópia de forma antecipada da demo de Space Chef, game que mistura os gêneros de gerenciamento, RPG de sobrevivência e simulador de vida. O projeto está sendo desenvolvido pelo estúdio sueco Blue Goo Games e distribuído pela Kwalee. Neste preview, você confere as nossas primeiras impressões sobre o jogo.

Principais características de Space Chef

Como dito acima, Space Chef traz diversos aspectos de gêneros diferentes e incorpora em suas dinâmicas de gameplay. O jogador controla um cozinheiro que vive no espaço e precisa ganhar a vida por meio do seu restaurante. Para que seu negócio funcione, é necessário sair e explorar o universo em busca de ingredientes, recursos e clientes. Com os materiais em mãos, é hora de colocar a mão na massa, cozinhar os pratos e entregar a comida para a sua clientela espacial.

Você começa o jogo somente com uma espátula, uma churrasqueira improvisada e insetos para eliminar e cozinhar. Com a exploração e interação com NPCs, novas ferramentas e ingredientes ficam disponíveis para preparar pratos mais diversos e elaborados.

Para deixar o processo de cozinhar engajante, há alguns mini-games na preparação de pratos. Por exemplo, logo no começo podemos colocar os insetos coletados na churrasqueira e assá-los manualmente. Há uma barra que indica o momento ideal para virar de lado com a espátula. Dependendo da sua proficiência, o prato final receberá um determinado número de estrelas, que indicam a qualidade da comida.

Exploração do espaço e mecânica de entregas

Em Space Chef, você controla esta nave quando explora o universo

Em Space Chef, você controla esta nave quando explora o universo – Imagem: Blue Goo Games

Cabe ao jogador escolher qual é o momento ideal para fazer entregas. Space Chef dá a opção de marcar o restaurante como aberto ou fechado. Se o desejo do momento for explorar o mapa, coletar recursos e simplesmente falar com outros NPCs, basta deixar como fechado. Mas se já estiver com pratos prontos e preparado para lucrar, basta marcar o restaurante como aberto e esperar os pedidos.

Com tudo pronto, você entra em sua nave e se orienta por meio de um mapa do sistema solar. Inicialmente, o mapa ficará completamente escuro, e à medida que o jogador explora o espaço, os pontos de interesse se revelarão e ficam marcados permanentemente no mapa, isto inclui planetas ou aglomerados de naves com habitantes. É neste último que os clientes estarão, pelo menos nesta demo.

Quando um cliente faz um pedido, uma notificação indicará o prato desejado e sua localização no mapa. Basta ir até lá, entregar e então será recompensado com dinheiro, que possui muitas utilidades em Space Chef: manutenção da nave, compra de novos materiais para montar novas ferramentas, etc.

Há também um ciclo de dia e noite, e ele é importante para determinar o tamanho da demanda de pedidos para o restaurante. O mais interessante para o delivery é sair durante o dia, para conseguir o maior número de clientes.

Exploração de planetas e simulador de vida

Em novos planetas, o jogador precisa coletar recursos e se proteger de perigos - Imagem: Blue Goo Games

Em novos planetas, o jogador precisa coletar recursos e se proteger de perigos – Imagem: Blue Goo Games

São nos planetas encontrados durante a exploração espacial que serão coletadas a maior parte dos ingredientes. Vegetais, folhas e até mesmo criaturas alienígenas podem ser adicionadas ao leque culinário por meio destas expedições. Porém, é preciso ter cuidado para os perigos do ambiente, estas mesmas criaturas que possivelmente servirão como novos ingredientes podem ser bastante agressivas.

É aí que entra a parte de combate do game. O jogador pode construir armas dedicadas para estes confrontos, mas no início até mesmo as ferramentas de cozinha podem ajudar nestes momentos. Também é importante tomar cuidado com as condições naturais do planeta. Por exemplo, há um mundo em que, às vezes, começam tempestades com raios ao longo do mapa que podem atingir o seu personagem.

Para aqueles que são fãs da dinâmica de The Sims, também terão o que apreciar em Space Chef. Isso porque é possível decorar seu apartamento espacial com uma variedade imensa de detalhes. Há também opção de relacionamento com NPCs. 

Impressões

Exemplo de um dos mini-games de cozinhar - Imagem: Blue Goo Games

Exemplo de um dos mini-games de cozinhar – Imagem: Blue Goo Games

Toda esta mistura de diferentes elementos para chegar na experiência final é muito interessante e genuinamente divertida de explorar. Os diferentes objetivos para continuar progredindo são engajantes e sempre despertam a vontade de conseguir o próximo item ou ingrediente para melhorar as capacidades do seu restaurante.

Porém há pontos de atenção que notei, pelo menos nesta demo de Space Chef. Na minha experiência, tive dificuldade de coletar os materiais necessários para construir itens básicos para a progressão. Mesmo depois de explorar vários planetas e coletar muitos itens, me vi travado em determinados momentos por não conseguir achar os recursos necessários para avançar. Isso gerou um sentimento de frustração, de sentir que eu não estava evoluindo no ritmo correto.

Fora isto, a experiência foi bastante positiva. A premissa é muito criativa e os desenvolvedores da Blue Goo Games já possuem uma boa base para criar uma experiência muito divertida.

Space Chef tem previsão de lançamento para 2025, ainda sem data definida. As plataformas que o jogo estará disponível são PC via Steam e Epic Games, Playstation 5, Xbox Series X/S e Nintendo Switch. No momento, já é possível testar uma demo disponível na Steam.

Para mais análises e previews de jogos, acompanhe o ND Games.

+ Reviews

Sigam nossos canais

  • YouTube
  • Instagram
  • X
  • LinkedIn
  • Tiktok
  • contato@ndgames.com.br
Voltar ao ND+